A PRESCIÊNCIA DE DEUS – 28/12/2012

28/12/2012 11:10

A PRESCIÊNCIA DE DEUS – 28/12/2012

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

https://aprescienciadedeus.blogspot.com.br/2012/12/a-presciencia-de-deus-28122012.html

A Bíblia nos diz que fomos escolhidos antes da fundação do mundo: Efésios 1: 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.

Em outra tradução diz assim: Efésios 1: 4 Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, 5 Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade.

Fomos predestinados a ser conforme a imagem de Jesus Cristo: Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Então podemos dizer que quem não foi escolhido não têm culpa, pois não foram escolhidos por Deus antes da fundação do mundo!? Romanos 9: 19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade? 20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Deus nos escolheu antes da fundação do mundo pela sua presciência, pois antes mesmos de nascermos, Ele já sabia e conhecia tudo que iria acontecer: I Pedro 1: 2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

Um exemplo da presciência de Deus foi a escolha de Jacó e não Esaú, eu creio que antes dos dois nascerem, Deus já sabia quem e como eles seriam: Romanos 9: 10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal ( para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama ), 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

Aos escolhidos, a salvação da alma é pela fé em JESUS CRISTO e as boas obras são conseqüências de uma conversão verdadeira a qual vem somente pelo Espírito de Deus!

Portanto, existem escolhidos e não escolhidos! Porem nós não podemos nunca julgar quem é e quem não é um escolhido, portanto se hoje vemos alguém cometendo pecados gravíssimos, nunca poderemos dizer: Este não é filho de Deus, pois o próprio Paulo que perseguia os Cristãos “Atos 8: 3 E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.” declarou que por haver sido escolhido ainda no ventre de sua mãe, foi chamado e convertido por Jesus já ressuscitado na estrada para Damasco (Atos 9: 4) quando ia em uma missão contra os cristãos: Gálatas 1: 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça.

Paulo declarou: ”quando aprouve a Deus”! Em (Mateus 20) Vamos entender perfeitamente que Deus está chamando os seus escolhidos, e Ele chama alguns de madrugada, ainda bem jovens; outros porem já bem velhos, a hora undécima ou quase às cinco horas da tarde. Mas o pagamento é sempre o mesmo: A vida eterna.

Portanto nunca nos julguemos uns aos outros, pois nós não sabemos quem são os escolhidos de Deus. Até mesmo Paulo que era um perseguidor dos cristãos, que lutava contra Jesus, por ser um escolhido foi chamado quando aprouve a Deus.

Agora vamos analisar segundo a Bíblia a situação dos não escolhidos. Quando Jesus iniciou seu ministério, Ele pregava dizendo: Mateus 4: 17 ...Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus. Claro que Jesus foi enviado primeiro as ovelhas perdidas da casa de Israel, mas quando aquela mulher grega, siro-fenícia de nação demonstrou tanta fé (Marcos 7: 26), Jesus a salvou! A verdade é que Deus faz o que quiser fazer do que é seu: Mateus 20: 15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?

Portanto, todos os seres humanos devem reconhecer Jesus Cristo como o Messias, o Filho único de Deus que foi enviado para nos salvar, se arrependerem das maldades e entregarem suas vidas ao único que pode nos salvar que é JESUS CRISTO!

Vejo muitos se julgando uns aos outros e me pergunto: Será que este que está julgando tem os Sete Espíritos de Deus como Jesus tem? (Isaías 11), pois Jesus não julgará o mundo segundo o que escuta ou vê, mas segundo o coração de cada um, pois Ele sonda e conhece o nosso coração! E na verdade estes que julgam estão errando por não conhecer a verdade, pois a Bíblia diz: Mateus 7: 1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

------------------

Prosseguindo no assunto principal que é a presciência de Deus, podemos comprovar que Deus conhecia e sabia tudo o que iria acontecer desde o princípio, pois ainda no Éden, Deus declarou o seguinte: Gênesis 3: 15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Quem é o Filho do homem que pisou a cabeça da serpente senão Jesus homem que venceu o mal com o bem?

E posteriormente Deus declarou tudo o que iria acontecer desde o reinado de Nabucodonosor na Babilônia até o Reino Milenar de Cristo quando Jesus virá regenerar todas as coisas.

Deus declara a sua onisciência através de do profeta Isaías dizendo: Isaías 44: 7 E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.

DEUS é o criador de todas as coisas e todas as coisas foram feitas através de JESUS CRISTO que é o seu Filho unigênito, o primeiro a ser criado por Deus: Colossenses 1: 12 Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; 13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15 O qual é imagem do Deus invisível, O PRIMOGÊNITO DE TODA A CRIAÇÃO; 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. 17 E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.

Portanto, Jesus Cristo é o primogênito de toda criação de Deus e n’Ele e por meio dele, Deus criou todas as coisas, tanto no céu como na terra, tanto o que se vê como também o que não se vê, inclusive todos os poderes espirituais: João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Deus é sempiterno, ou seja: Ele sempre existiu e sempre vai existir! Apesar de não conseguirmos entender isto ainda, pois somos carne, somos pequenos demais, Ele não tem começo e nem fim e fora d’Ele não existe outro Deus, como está escrito:

- Isaías 43: 10 ...antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

- Isaías 45: 5 Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus.

O verbo, ou a palavra de Deus é JESUS CRISTO o Filho unigênito, e também o primogênito de toda criação de Deus e tudo foi feito através d’Ele!

Quando Deus declara: Isaías 45: 7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Entendemos perfeitamente que Deus criou através de JESUS CRISTO até mesmo o inimigo que antes era um anjo de luz chamado lúcifer o qual se rebelou contra Deus e foi expulso do reino de Deus e jogado na terra.

Portanto, Jesus é o primogênito de toda criação de Deus: - Colossenses 1: 15 O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Obs.: Jesus foi o primeiro a ser criado por Deus e antes d’Ele não existia nada!

Então, até mesmo lúcifer foi criado por Deus e através de Jesus Cristo, como lemos em: - Colossenses 1: 16 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Obs.: Em Jesus foram criadas todas as coisas, indicando que antes d’Ele não existia nada, somente Deus!

Deus declarou o seguinte de Jesus: Hebreus 1: 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Em apocalipse Jesus declara o seguinte de si mesmo: Apocalipse 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Portanto em JESUS CRISTO, todas as coisas foram criadas, inclusive lúcifer que era um anjo de luz e que foi expulso do céu por querer ser maior do que Deus e pela sua maldade: Isaías 14: 12 Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! 13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. 14 Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

Lúcifer era um anjo de luz e hoje é um anjo caído (satanás), o nome lúcifer do latim lux + fero = que traz luz, que dá claridade, luminoso. Já a palavra "Satã" significa em hebraico "acusador", "opositor".

Vamos conhecer um pouco mais desta criatura de Deus que se tornou mal e se rebelou contra Deus: Ezequiel 28: 12 ...Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.

Estou fazendo este resumo, para não termos duvidas sobre o domínio pleno de Deus o Criador e de Jesus Cristo seu Filho unigênito, sua primeira criação pelo qual tudo o mais foi criado.

Deus sujeitou todas as coisas a Jesus Cristo: I Coríntios 15: 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

E Jesus sujeitou o mal debaixo dos nossos pés: Lucas 10: 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

Verdadeiramente o maior presente que recebemos de Jesus foi a certeza da nossa salvação, da vida eterna pela fé n’Ele, pois Ele é o único que pode nos salvar, não há outro nome pelo qual possamos ser salvos: Atos 4: 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Jesus Declarou: João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.

Portanto, entreguemos nossas vidas a Ele agora mesmo, acreditemos e confiemos totalmente neste ser supremo que veio viver como homem e morrer em nosso lugar, para que crendo n’Ele, fossemos feitos também filhos de Deus e co-herdeiros juntamente com Jesus do reino que nos está preparado desde a fundação do mundo.